quinta-feira, 16 de julho de 2009

Qual é a hora correta de contratar um arquiteto?

Bem, não existe uma hora CORRETA e DEFINITIVA para contratar um arquiteto, porém eu lhes digo: quanto antes, melhor.
Existem clientes meus que chegam a levar um engenheiro no processo de compra de um imóvel por exemplo. Outros nos chamam logo após fecharem negócio no imóvel.
Em se tratando de apartamentos, hoje em dia as contrutoras estão cada vez mais flexíveis no que se diz respeito à mudança de planta ou acabamentos. Algumas dão uma carta de crédito para o cliente comprar o que lhe for de interesse, outros simplesmente entregam os acabamentos fechados na caixa para o cliente fazer o que quiser com eles. Por mais estranho que isso possa soar, há uma economia de valores de mão de obra: não é necessário demolir, uma vez que o serviço não foi executado. Esse tipo de decisão muitas vezes pode parecer complicado para o leigo por não conseguir visualizar a realidade com o idealizado.
Reformas, adaptações muitas vezes são tarefas multiprofissionais, ou seja, requerem além de um arquiteto, a presença de um engenheiro civil, calculista estrutural, elétrico ou hidráulico. Por isso o planejamento anterior é muito importante e essencial para o bom andamento de uma obra. Caímos então na mesma questão: o quanto antes, melhor.
Uma consulta, um bate papo informal também não mata ninguém. Pode ser que o profissional queria cobrar por isso, mas mesmo assim, acredito que vale o investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário